setembro 06, 2012

Prevenindo as Varizes durante a Gestação


Varizes, o que são:

Varizes são veias dilatadas e deformadas, que aparecem nas pernas, que conduzem o sangue de volta ao coração após terem irrigado as pernas. Essas veias possuem válvulas que impedem o sangue de retornar aos pés devido à ação da gravidade.  Se essas válvulas não funcionam adequadamente o sangue empoça nas veias dilatando-as, podendo provocar inchaço, dor, sensação de cansaço e em alguns casos até mesmo úlceras de pele e alteração da sensibilidade.



As varizes são mais comuns em mulheres do que em homens, especialmente naquelas que usam anticoncepcionais, devido aos hormônios, mas também existem fatores hereditários, isso é, aquelas pessoas que tem parentes com varizes tem maior probabilidade de apresentar o problema. Nos dias de calor intenso, no período próximo ou durante a menstruação e durante a gravidez os sintomas podem piorar.

Durante a gestação existe maior risco de aparecimento de varizes. Isso ocorre devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período, aumento de volume do sangue circulante e também o ganho de peso. Com o desenvolvimento do bebê e o ganho de peso, as veias passam a ser comprimidas na região abdominal, o que pode levar tanto ao aparecimento de novas varizes quanto ao agravamento de varizes já existentes.






Como evitar o aparecimento de varizes:

A prevenção das varizes inclui cuidados simples, porém bastante eficazes, que também evitam o aparecimento de outros problemas de saúde. Essas medidas preventivas incluem a prática de atividades físicas regulares, que não sejam de impacto, como a natação, a caminhada, a hidroginástica e pedalar. A manutenção do peso corporal também é muito positiva. Entram também na lista de cuidados não usar roupas muito justas e evitar permanecer muito tempo de pé ou sentada sem movimentar as pernas por dificultar a circulação sanguínea.

 Para quem precisa manter a postura estática dos membros inferiores, seja na posição sentada ou de pé, movimentar-se um pouco a cada uma hora pode reduzir significativamente as chances do aparecimento de varizes. Evitar o fumo é essência, já que o cigarro agrava qualquer tipo de alteração vascular. Sol em excesso, banhos muito quentes e sauna, elevam a temperatura corporal, fazendo com que os vasos dilatem-se, agravando ou mesmo induzindo o aparecimento das indesejáveis varizes.

Durante a gestação, as massagens, especialmente a drenagem linfática, podem ser eficientes no combate às varizes por ajudar no retorno venoso. Para pessoas que já possuem varizes, sobretudo, é importante que procurem um profissional competente e com conhecimento de anatomia humana para realizar os procedimentos. O Pilates, por ser uma atividade que não oferece impacto articular, também é indicado tanto para prevenção quanto durante o tratamento das varizes. O uso de meias elásticas também é recomendado.

Qualquer atividade física realizada em condições especiais requer maior cuidado. A gestação é uma delas, portanto, o Fisioterapeuta, que detém conhecimentos de anatomia humana e patologia, é o profissional mais indicado para acompanhá-la nos procedimentos preventivos. E lembre-se: não faça nenhum procedimento sem a autorização de seu ginecologista.





Cuide-se! Continue bonita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário