setembro 13, 2012

Mochila Escolar: Os Riscos para Saúde

É muito grande o número de crianças e adolescentes com queixa de dor na coluna (em qualquer altura). Em grande parte, essas dores são ocasionadas por inadequação no uso da mochila, seja por excesso de peso, forma de uso incorreta ou mesmo modelo incorreto. Ao longo de vários anos na escola, esse problema torna-se crônico, muitas vezes persistindo na vida adulta. Com a estrutura óssea em formação, podem  ocorrer lesões irreversíveis. A utilização da mochila de forma inadequada pode provocar escoliose (curvatura lateral na coluna), tensão muscular e dor e protrusão dos ombros.
Como utilizar a mochila de forma adequada:

O peso da mochila não deve exceder 10% do peso da criança ou adolescente. Observem que não é permitido que se leve 10% do peso dentro da mochila, ma vez que a mochila tem o seu peso. A mochila deve ser posicionada nas costas, próxima ao corpo, com as duas alças passadas nos braços, mais ou menos na altura da cintura. Sua utilização com a alça mais baixa (os adolescentes gostam de utilizar as mochilas bem baixas), faz com que a mochila fique mais afastada do corpo pendendo o peso para trás, o que faz com que haja contração da musculatura continuamente para alinhar o corpo provocando fadiga muscular. 

O ideal é que a mochila tenha alças largas e acolchoadas e cinto abdominal, pra distribuir melhor o peso. Deve-se colocar o conteúdo mais pesado próximo das costas, evitando que ele realize força para trás. Carregar a mochila pendurada em um só ombro, bem como mochilas estilo bolsa lateral, não é recomendável.

O ideal é que sejam utilizados cadernos de matérias individuais, que permitem que o aluno carregue somente o material do dia, evitando peso extra. (Mesmo quando é possível colocar todas as matéria em um único caderno, algumas matérias terminam primeiro, forçando os alunos a carregar peso desnecessário quando precisarem acrescentar mais cadernos, tendo que carregar o peso de cadernos não utilizados). 

A Mochila de Rodinhas
Muitas mães compram esse tipo de mochila para seus filhos pensando estar protegendo suas colunas. Mas não é bem assim. Para puxar a mochila de rodinhas o aluno precisa fazer força nos ombros, braços e também na coluna. O desequilíbrio biomecânico provocado pela mochila de rodinhas também é grande, uma vez que os aluno utilizam somente o lado dominante para puxá-las, provocando desequilíbrio de força muscular, ficando o lado utilizado para puxar a mochila mais forte, causando alterações posturais. Isso sem contar no risco de lesão quando as crianças resolvem correr puxando este tipo de material. Subir escadas também é um grande incômodo para quem utiliza esse tipo de mochila, além de geralmente serem mais pesadas do que as convencionais e de ser carregado mais peso nesse tipo de mochila.  
Se esse foi o modelo de mochila escolhido, o ideal é que a mochila seja empurrada, e não puxada, ou no mínimo que sejam alternados os lados para carregar a mochila (cada dia carregar a mochila de um lado).



A dor nas costas não aparece de uma hora para outra, não apresentando causa única. É importante adequar a mochila, assim como a postura durante as aulas (aqui no blog já foi postado um artigo ensinando como se sentar de forma correta: http://www.fisioterapiasemmisterios.blogspot.com.br/2012/09/postura-sentada-grande-vila.html), sem esquecer da prática de atividades físicas, que é sempre importante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário